Ele vive!!! Eu posso crer no amanhã.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

HISTORIA DO BATISMO, TEXTO DO MEU ARTIGO(VÂNIA)


A equipe da Pastoral do Batismo, atendendo ao chamado do Senhor, quer testemunhar aos pais e padrinhos dos batizandos a sua própria vivência batismal e o processo contínuo de conversão.Hoje, muitos querem o batismo por questões sociais, não por causa da fé e do comprometimento que ela exige.
Nossa Paróquia, em resposta ao apelo de Pe Humbert, começou um trabalho pioneiro de ir até às famílias para partilhar a palavra, refletir e orar em preparação para o grande acontecimento de nossa vida de Cristãos.
A preparação termina com a vinda das famílias à paróquia para uma reflexão final e uma confraternização. O batismo se dá em cerimônia especial, aos sábado e domingo semanalmente.
A Comunidade-Igreja, indo até às famílias, consegue comover muitos corações.
Existe uma equipe formada por casais, jovens e senhoras, alguns visitam os lares para a preparação do Batismo de adultos.
Aqueles que se sentirem tocados por esse trabalho, a Pastoral do Batismo os acolhe com alegria.
Recomendações para a Inscrição
1. A inscrição somente poderá ser feita pelos pais, ou um deles, na secretaria paroquial, após preenchimento de uma ficha e conversa orientadora com o pároco. Caso haja impossibilidade nesse horário, deve ser combinado na secretaria um horário adequado.
2. A inscrição só estará completa quando os pais trouxerem a cópia da certidão de nascimento da criança, o comprovante de residência ou a transferência da paróquia onde habitam e tiverem preenchido ficha com todos os requisitos: nome completo dos padrinhos, endereço, telefone e entrevista com o pároco.
3. A preparação para o batismo de crianças acontece semanlamente no Centro Pastoral, no dia e hora escolhidos pelos pais e padrinhos, com a presença indispensável dos mesmos e abertos a outros familiares. Para a preparação em casa, a família deve preparar uma mesinha com a Bíblia, uma Imagem e uma vela.
4. Padrinhos de outra cidade deverão trazer o certificado de preparação feito em sua Paróquia, caso não possam fazê-lo conosco.
5. Pais de outras paróquias deverão trazer transferência do seu pároco.
6. Para o dia do batismo:
- Chegar, no mais tardar 30 minutos antes da Santa Missa.
- A criança deve estar de roupinha branca.
- É necessária a vela branca para a cerimônia, que poderá ser adquirida com os membros da pastoral, na secretaria, ou casa das irmãs. A vela pode ser guardada para a Primeira Comunhão e Crisma.
- Pedimos que as roupas dos participantes da celebração não sejam muito curtas, transparentes ou decotadas.
- A cerimônia poderá ser fotografada ou filmada, desde que não atrapalhe o rito da celebração. É preciso descobrir o valor deste momento e a grandiosidade da Santa Missa.
- O silêncio é de fundamental importância para a interiorização e celebração da cerimônia.
- Os padrinhos deverão ser católicos de vida regular, se casados, e ter idade acima de 16 anos.
- Para a consagração a Nossa Senhora, qualquer pessoa poderá ser padrinho ou madrinha.
7. Se os pais morarem em bairros distantes e não tiverem casa de avós para que seja realizada a preparação em nossa paróquia, os mesmos deverão marcar na secretaria para fazerem o curso.
8. Em caso de qualquer dúvida ou alteração, comunicar-se com a secretaria paroquial.
Todos fiquem com a Paz d eCristo e o amor de Maria.
Equipe da PasMen .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Programas de Atendimento:
a. Abordagem de crianças e adolescentes em situação de rua;
b. Apoio sócio - educativo em meio aberto:
• Apoio pedagógico;
• Atividades culturais, esportivas e de lazer;
• Qualificação e Inclusão no Mundo do Trabalho;
• Combate à violência, abuso e exploração sexual;
• Prevenção e Encaminhamento ao Tratamento de Drogaditos.
c. Abrigos.