Ele vive!!! Eu posso crer no amanhã.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

ORIGEM DA PASTORAL DO MENOR





Pastoral do menor
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB conta com o Setor de Pastoral Social, cujo Setor encontrou sua fundamentação teológica em duas noções: a de ser “presença e serviço na sociedade” . A Pastoral Social é um serviço da Igreja voltado para as diferentes situações como, saúde, terra, trabalho, moradia, crianças e adolescentes... o que justifica a existência de um Setor com a finalidade de congregar todos esses serviços. Por sua vez, a complexidade da sociedade encontra respostas na complexidade das pastorais sociais. A Pastoral do Menor é uma das pastorais sociais que, sob a coordenação da CNBB, integram o Setor.

A Pastoral do Menor tem seus inícios na cidade de São Paulo, no ano de 1977 tendo como missão a “promoção e defesa da vida da criança e do adolescente empobrecido e em situação de risco, desrespeitados em seus direitos fundamentais” . A partir de 1982, com a realização das Semanas Ecumênicas em São Paulo, iniciativa da Pastoral do Menor, a organização foi ganhando força e se enraizando em outras cidades e estados brasileiros. Em 1987, com a Campanha da Fraternidade da CNBB, que trazia como tema “A Fraternidade e o Menor” e como lema “Quem acolhe o menor a mim acolhe”, essa pastoral ganhou um novo impulso. Está presente hoje em 21 Estados da Federação.

Com a nomeação de Padre Humberto em Simão Dias, foi formada uma equipe de voluntários que hoje atua em todos os campos que dizem respeito a criança e o adolescente.
Equipe da Pas Men de Simão Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Programas de Atendimento:
a. Abordagem de crianças e adolescentes em situação de rua;
b. Apoio sócio - educativo em meio aberto:
• Apoio pedagógico;
• Atividades culturais, esportivas e de lazer;
• Qualificação e Inclusão no Mundo do Trabalho;
• Combate à violência, abuso e exploração sexual;
• Prevenção e Encaminhamento ao Tratamento de Drogaditos.
c. Abrigos.